Quase 60 mil atendimentos no primeiro ano de Balcão Único
publicado a 12 de Abril de 2018

Foram quase 60 mil os atendimentos presenciais efetuados no Balcão Único (BU) da Câmara Municipal de Gondomar, ao longo do seu primeiro ano de atividade. Entre 10 de abril de 2017 e a mesma data deste ano, o BU efetuou 58276 atendimentos, a grande maioria (25.722, 44%) relacionada com questões da habitação social. O Balcão Único da CMG, frente à Secundária de Gondomar, na Praça do Cidadão, em Gondomar (S. Cosme), congrega num único ponto todos os serviços da Autarquia que estavam dispersos por vários locais, sendo na prática um balcão multisserviços que pretende simplificar as relações entre cidadão e Município.

Entre os serviços mais procurados, destaque também para o urbanismo e educação (12.624 atendimentos, 22%) e o atendimento geral (11.259, 19%), propriamente dito. Seguem-se neste “ranking” de procura de serviços municipais o desenvolvimento social (4.002, 7%) e as taxas e licenças (3.577, 6%), à frente do apoio ao emigrante (1.092, 2%).

O BU de Gondomar, que integra a Agenda Portugal Digital, dispõe de nove balcões de atendimento e um posto de tesouraria, num ambiente agradável e num espaço moderno e atrativo. O BU representa um investimento de 1,5 milhões de euros, sendo que a melhoria do acesso às TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) foi financeiramente apoiada pelo programa Norte 2020 da União Europeia em 418.757 euros.