Quinta do Passal celebra 8º aniversário e apresenta Plano de Educação Ambiental para 2021-2022
publicado a 12 de Setembro de 2021

A Quinta do Passal, antiga quinta agrícola requalificada no âmbito do programa Polis, celebra este domingo, dia 12 de setembro, o seu 8º aniversário. A data é assinalada com a apresentação do seu Plano de Educação Ambiental para o ano letivo 2021-2022.

Inserida no núcleo histórico de Gramido, em Valbom, e a cerca de 3,5 km da Ponte do Freixo, a Quinta do Passal beneficia de uma localização estratégica na margem direita do rio Douro e de quatro hectares de extensão, constituindo-se um excelente local para passear com a família e animais de companhia ou praticar exercício físico na nova via pedonal e ciclável entre o Multiusos de Gondomar e a ribeira de Abade.

Mas as ofertas deste espaço não se ficam por aqui. A Quinta do Passal disponibiliza jardins temáticos para observação e interpretação da natureza, parque de merendas, parques infantis, um circuito de arborismo e um de orientação, hortas comunitárias, um parque canino e um Centro de Aprendizagem e Reabilitação Comportamental Animal de Gondomar (CARCAG) para socialização canina com aulas periódicas.

Integrado na Quinta do Passal, existe o Centro de Educação Ambiental (CEA). Com objetivos pedagógicos de sensibilização e educação ambiental, o CEA da Quinta do Passal promove o Plano de Educação Ambiental (PEA) junto das escolas do ensino público e privado, com atividades ligadas a temáticas tão diversas como a água, a biodiversidade, a floresta, as alterações climáticas, a agricultura biológica, a alimentação saudável e sustentável, a economia circular e a proteção animal, adaptadas às diversas faixas etárias. Na interrupção letiva do Natal, Páscoa e Verão, são dinamizados programas de ocupação de tempos livres para crianças e jovens, entre os 6 e os 14 anos.

Com uma média de 20 mil visitantes por ano - nos quais estão incluídas as escolas do concelho e da Área Metropolitana do Porto -, o CEA da Quinta do Passal recebe, também, grupos do movimento associativo, nos quais se incluem as IPSS’s e seus utentes com necessidades educativas especiais.

Aceda ao Plano de Educação Ambiental (PEA) aqui. Inscrições em https://bit.ly/CEA21-22.