Câmara Municipal de Gondomar

Regularizadas as designações toponímicas da Lomba
publicado a 7 de agosto de 2019

A Câmara Municipal de Gondomar aprovou, por unanimidade, a atualização e regularização das designações toponímicas e limites dos arruamentos da freguesia da Lomba. Em reunião pública, realizada hoje no edifício da Junta de Freguesia da Lomba, os vereadores deram “luz verde” a uma proposta que permite a afetação ao domínio público, com a devida atualização e regularização, de todos os arruamentos da freguesia.

Após um exaustivo levantamento por parte do Núcleo do Património da Câmara Municipal de Gondomar e da Junta de Freguesia da Lomba, foi possível elaborar uma listagem de todos os arruamentos, suas denominações e limites, permitindo assim solucionar uma situação que se arrastava há várias décadas e causava, entre outros problemas, atrasos na legalização e licenciamento de imóveis.

Foi também aprovada, com três votos contra da CDU e do PSD e uma abstenção do Movimento Valentim Loureiro, uma proposta, remetida pela Assembleia de Freguesia da Lomba, para atribuição da designação Praça Aníbal Lira, a uma artéria desta freguesia gondomarense.