“repara:” trouxe para o palco as memórias, tradições e gestos de trabalho das nossas gentes
publicado a 29 de Novembro de 2021

No passado fim-de-semana, o Auditório Municipal de Gondomar foi palco do espetáculo "repara:", resultado de sete meses de trabalho com cerca de 70 gondomarenses entre os 6 e os 80 anos de idade que, ali, se fizeram atores principais.

"repara:" parte das histórias, memórias e gestos da população deste território, levando a palco uma proposta que une gerações e diferentes formas de estar no mesmo comum.

O espetáculo integra a "Operação PALCO'S - Um projeto de Arte Comunitária", promovida pela Câmara Municipal de Gondomar e cofinanciada pelo “Cultura para Todos” do NORTE 2020, a qual conta com a parceria da Mundo em Reboliço - que assume a codireção artística com Hugo Cruz - e seis instituições locais de âmbito artístico, cultural e social.

"repara:" procurou instigar a atenção ao pormenor como algo essencial à vida, ao mesmo tempo que convoca o ato de reparar numa abertura ao que está porvir. Tendo o corpo, espaço essencial para o registo de memórias - de trabalho, de gestos de força, de fragilidade, de celebração, de rituais - como instrumento fundamental, a dramaturgia de "repara:" é marcada por símbolos de Gondomar. As coreografias sugiram dos gestos do trabalho, das minas, das fábricas, da filigrana, numa engrenagem sem fim, só parada pelas descrições do último dia de trabalho. Dos gestos transmitidos dos mais velhos aos mais novos, surge o futuro por construir. A partir da riqueza e diversidade de Gondomar perguntamo-nos como estamos juntos nesta história/histórias?

Este projeto teve como objetivo promover a imaginação individual e coletiva e a reflexão sobre o próprio ato criativo e as distintas realidades sociais. O trabalho artístico foi potenciado pelo contacto entre artistas profissionais e não profissionais ao longo da “Operação PALCO'S - Um Projeto de Arte Comunitária”, tendo por base a investigação de histórias que foram depois transferidas para o corpo através da improvisação e transformadas em materiais coreográficos, teatrais e musicais.