Resposta social às pessoas em situação de sem-abrigo alargada com chegada de vaga de frio
publicado a 19 de Janeiro de 2023

O Município de Gondomar reforçou esta semana as ações de auxílio às pessoas em situação de sem-abrigo do concelho, numa altura em que estão previstas temperaturas muito baixas. A prioridade tem sido a distribuição de mantimentos que permitam enfrentar melhor o frio, como cobertores e roupa de tecidos que preservam o calor corporal.

A acompanhar algumas das ações, a Vereadora da Coesão Social, Cláudia Vieira, destacou as ações de proximidade: “A autarquia faz um trabalho junto das pessoas identificadas como estando em situação de sem-abrigo porque só assim é possível perceber melhor a necessidade de intervenção. É preciso entender a complexidade desta realidade social, a especificidade de cada um destes casos e, da parte do poder local, fazer tudo o que está ao nosso alcance para apoiar as pessoas nas suas necessidades atuais, mas sobretudo ajudá-las a terem uma melhor perspetiva de futuro.

No terreno, no âmbito do projeto API – Acolher, Proteger e Incluir, os técnicos do município e da delegação de Gondomar/Valongo da Cruz Vermelha Portuguesa têm reforçado um acompanhamento que já fazem de forma regular, com o objetivo de perceber necessidades e promover novas respostas.

O projeto API atua de forma integrada junto das pessoas em situação de sem-abrigo, como resposta do município ao Diagnóstico Social do concelho e às prioridades da autarquia em matéria de coesão social. A garantia da dignidade e e satisfação das necessidades pessoais e sociais, a promoção da igualdade de oportunidades e o acompanhamento de todos os casos são as principais linhas estratégicas do projeto.