Ricardinho despede-se da Seleção Nacional no Multiusos de Gondomar
publicado a 8 de Abril de 2022

Ricardinho entrou em campo, pela última vez com a camisola da Seleção Nacional, esta quinta-feira à noite, no Multiusos de Gondomar, para o primeiro de dois jogos de preparação frente à Bélgica.

Antes da partida começar, o jogador gondomarense cumpriu o sonho de ser acompanhado com os filhos na entrada em campo, sendo depois agraciado por Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, e por Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol. A despedida emotiva aconteceu depois de 188 internacionalizações e 142 golos marcados com a camisola das Quinas.

O Multiusos de Gondomar foi casa cheia e presenteou Ricardinho com uma forte ovação do público, quando o jogo foi interrompido aos 10 minutos (momento em que o jogador saiu de campo, depois de ter feito o primeiro golo da Seleção Nacional, sem antes receber mais um momento de homenagem).

Na véspera do jogo, o Município de Gondomar assinalou a reabertura, após obras de beneficiação, do então Pavilhão Municipal de Valbom, com a atribuição do nome de Ricardinho ao equipamento desportivo. Com este ato, Gondomar homenageia o jogador natural de Valbom, que sempre destacou a sua condição de gondomarense, identificando-se com os valores da sua terra, que divulgou e propagandeou, aproveitando o mediatismo que a sua condição de atleta de alta condição lhe proporcionou.

De recordar que o Município de Gondomar atribuiu, em 2016, a Medalha de Mérito Desportivo, em grau ouro, a Ricardo Filipe da Silva Braga. Dois anos depois, face ao primeiro título de Campeão Europeu conquistado pela Seleção Nacional, o então “capitão” recebeu um voto de louvor, por parte do Município de Gondomar. Em outubro do ano passado, Ricardinho recebeu a Medalha de Honra – Município de Gondomar, ano em que o jogador se sagrou Campeão Mundial de Futsal.

Além das conquistas na Seleção Nacional, o jogador de futsal foi eleito o melhor jogador do mundo da modalidade em 2010, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e em 2021.