Robótica nas Escolas de Gondomar
publicado a 16 de Novembro de 2020

No âmbito do Projeto Educativo de Robótica “Atividade Escola Criativa – Aprender Fazendo”, o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, e a Vereadora da Educação, Aurora Vieira, visitaram as Escolas: Básica/JI de Baguim do Monte, Básica 2/3 de Marques Leitão e as Secundárias de São Pedro da Cova e de Rio Tinto, onde procederam à entrega de material de robótica.

No seguimento das visitas realizadas, na passada sexta (dia 13) e esta segunda-feira (dia 16), o Município informa que serão entregues trolleys, a cada JI/Escola Básica, e uma impressora 3D e um painel interativo, a cada Escola Básica 2/3 e Secundária do concelho.

O Projeto:

Integrado no Programa de Combate ao Insucesso Escolar, o projeto “Atividade Escola Criativa – Aprender Fazendo” pretende motivar práticas de inovação e criatividade nas escolas do Município de Gondomar.

Através deste projeto serão disponibilizados kits CTEAM (Ciência, Tecnologia, Eletrónica, Artes e Matemática) e de Robótica, apoiados na programação e robótica bem como no uso de ferramentas 3D, mas também serão desenvolvidas ações de sensibilização e de capacitação junto dos professores. Este projeto destina-se a todos os níveis de ensino desde a Educação Pré-Escolar até ao Secundário. A saber:

• Programação e robótica: Através da programação de robôs adequados aos diferentes graus de ensino - e em articulação com os conteúdos programáticos - os alunos e professores são convidados a construir cenários de inovação pedagógica. Estes materiais e ações irão, por um lado, permitir a articulação entre saberes de diversas áreas disciplinares e, por outro, promover o desenvolvimento de projetos envolvendo programação, robótica e a impressão 3D.
  • Impressão 3D: Os alunos poderão contactar com a impressão 3D, ferramentas e programas de desenho, aliada aos equipamentos de robótica existentes no agrupamento escolar.