Gondomar e Póvoa de Lanhoso criam a Clássica “Rota da Filigrana” em ciclismo
publicado a 3 de Abril de 2019

O Município de Gondomar deliberou, hoje, por unanimidade, a criação de um novo evento de ciclismo no concelho, denominado “Rota da Filigrana”. O evento – aprovado em mais uma reunião pública de Câmara realizada no auditório da Universidade Sénior de Gondomar, em S. Cosme – nasce da parceria entre os Municípios de Gondomar e Póvoa de Lanhoso, Federação Portuguesa de Ciclismo e o Boavista Ciclismo Clube, tendo como principais objetivos a promoção da arte da filigrana, o fomento da prática desportiva e o crescimento económico e turístico dos territórios.

A proposta aprovada prevê a realização de uma prova, a Clássica “Rota da Filigrana”, com partida e chegada, de forma alternada, nos dois municípios e a participação das principais equipas profissionais da modalidade em Portugal. Esta prova será complementada com a realização de uma outra, do género “Grandfondo”, na qual poderão participar todos os praticantes de ciclismo, populares ou federados. Também será promovido um seminário sobre o ciclismo profissional, trazendo para debate os agentes da modalidade.
O contrato-programa hoje aprovado compromete os municípios envolvidos durante os próximos três anos, cabendo à Federação Portuguesa de Ciclismo e ao Boavista Ciclismo Clube a organização e regulamentação técnica.

Nesta reunião de Câmara foram também aprovados apoios financeiros a atribuir ao Rali Cidade de Gondomar (que se realiza nos próximos dias 26 e 27 de abril), ao torneio de voleibol “Eurobol 2019” (de 18 a 20 de abril) e à Federação das Coletividades do Concelho de Gondomar (que coordena a participação da seleção sub-14 de Gondomar no Torneio Inter-Seleções Concelhias de futebol, Dr. Adriano Pinto).