Rota das Eco-Escolas em Gondomar chega ao fim
publicado a 30 de Novembro de 2015

O Município de Gondomar e as suas Eco-Escolas aderiram, uma vez mais, à iniciativa proposta pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), denominada por “Rota das Eco-Escolas - Rota dos 20 - por uma mobilidade mais sustentável”, visando alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva, através do envolvimento das crianças e jovens, professores, auxiliares, encarregados de educação e Município.

Esta Rota iniciou-se no dia 26 de outubro, com a passagem de testemunhos do Município de Valongo às crianças do Jardim de Infância do Crasto e terminou hoje, nos Paços do Concelho, com a entrega da bandeira das Eco-Escolas, do pergaminho e do livro, devidamente preenchidos com sugestões das Eco-Escolas participantes ao Presidente da Câmara Municipal e à Vereadora da Educação, pelas crianças do Jardim de Infância da Portelinha 2 e dos alunos da E.B. 2,3 de Fânzeres.

Ao longo dos últimos 43 dias foram promovidas sessões de esclarecimento pela Polícia Municipal e pelo Serviço Municipal de Proteção Civil sobre a temática da mobilidade sustentável, tendo a passagem dos testemunhos sido efetuada da forma mais sustentável possível entre as diversas Eco-Escolas do concelho. Verificou-se, ainda, a celebração com atividades promovidas por cada escola no momento de chegada do testemunho e seus portadores, assinalando assim a iniciativa em cada espaço escolar.

No momento de entrega os testemunhos foram lidos, comprometendo-se o Município a dar continuidade a, pelo menos, uma das sugestões sobre mobilidade sustentável registadas pelos alunos ao longo desta atividade.