“Sável Frito” e “Lampreia à Bordalesa” unem culinária, cultura, tradições e saberes
publicado a 5 de Março de 2014

Realizou-se hoje, no Auditório Municipal de Gondomar, o Concurso de “Sável Frito” e da “Lampreia à Bordalesa”, inserido na XXIII “Festa do Sável e da Lampreia” – mais uma etapa a caminho do 10.º Fim-de-Semana Gastronómico “Um Sabor D’Ouro”, sexta, sábado e domingo próximos.

Quase duas dezenas de restaurantes submeteram as suas iguarias a um júri técnico e convidado, que classificou os pratos apresentados de 1 a 10. A gastronomia foi, na verdade, expoente aglutinador da culinária, da cultura, das tradições e dos saberes das gentes do Concelho. No final, na categoria “Sável Frito”, o vencedor foi o restaurante “Estrelas do Douro” (Foz da Sousa), seguido do “Margem Douro” (Gondomar) e do “El Touro” (Jovim). Na categoria “Lampreia à Bordalesa”, o “Choupal dos Melros” (Fânzeres) levou a melhor, superando o “Cantinho das Manas” (Gondomar) e o “Estrelas do Douro”. Todos os restaurantes participantes receberam diplomas alusivos ao concurso.

O turismo gastronómico representa uma alavanca de sucesso enquanto oferta turística que, em Gondomar, tem como pilar um património rico, variado e original, capaz de motivar os visitantes a selecionarem o nosso Município, fidelizando-se à excelência da nossa gastronomia.