Secretária de Estado da Administração Interna visita Proteção Civil de Gondomar
publicado a 12 de Agosto de 2020

A Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, marcou presença hoje, dia 12 de agosto, na reunião da Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC), que se realizou pelas 15 horas no Auditório Municipal de Gondomar. Uma reunião, de acordo com a Secretária de Estado, “de máxima importância”.

Pelas 12 horas, Patrícia Gaspar visitou as instalações do Serviço Municipal de Proteção Civil situadas no GoldPark, em São Cosme.

À tarde, a reunião da Comissão Distrital de Proteção Civil, realizada no Auditório Municipal de Gondomar, contou ainda com a presença de vários autarcas da Área Metropolitana e do distrito do Porto, bem como com o Presidente da ARS-Norte, Carlos Nunes.

Entre os vários temas em cima da mesa, esteve a colocação de doze câmaras de videovigilância para a prevenção de incêndios florestais, em toda a Área Metropolitana do Porto, de que o Município de Gondomar é exemplo na região.

O objetivo fundamental deste encontro foi o de ouvir os autarcas e as forças de segurança locais acerca do que pode ser feito para reduzir o número de ocorrências de incêndios rurais. Nas palavras de Patrícia Gaspar, “o patamar local tem um papel fundamental no esforço de prevenção, vigilância e deteção”, pelo que “não existe Proteção Civil se não existir empenhamento autárquico”.

Marco Martins falou sobre o exemplo do Município de Gondomar ao nível da prevenção, vigilância e deteção, realçando a delegação de competências, para as Juntas de Freguesias, acerca da notificação aos proprietários para a limpeza dos terrenos e das dificuldades que estes órgãos do poder local sentiam em fazer cumprir essa notificação. Nesse sentido, o Município passou a assumir a responsabilidade monetária da limpeza dos terrenos junto das Juntas de Freguesia, de forma a que estas não fiquem com esse prejuízo.