Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos 2015
publicado a 21 de Novembro de 2015

Com o propósito de dar continuidade ao trabalho de sensibilização ambiental da população para a redução e separação multimaterial dos resíduos urbanos produzidos no concelho de Gondomar, a Câmara Municipal de Gondomar recebeu aprovação da EWWR/Lipor às ações candidatadas no âmbito da 7.ª edição da EWWR-Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos, dinamizada em toda a Europa na semana entre 21 e 29 deste mês, com mais de 12 mil ações subscritas em 33 países.

O plano de ação definido integra-se nos objetivos do PAPERSU 2020- Plano Estratégico de Gestão de Resíduos de Gondomar e visa propor aos cidadãos boas práticas no quotidiano que diminuam o consumo de matérias-primas, energia e gerem menos resíduos.

Campanha de rua "Consumo sustentável, rumo à poupança" - numa visita interativa ao Lipor Tv, pretende-se sensibilizar os agregados familiares para a redução do orçamento familiar, tendo por base dicas sobre consumos ambientais sustentáveis. A atividade tem como destinatários as IPSS, escolas e agregados familiares dos Conjuntos Habitacionais da União de Freguesias de S. Cosme, Valbom e Jovim e decorre no Largo de Camões de 23 a 27 novembro.
"Vamos começar pela nossa casa" - projeto já em curso que visa esclarecer e motivar os colaboradores da Autarquia e Juntas de Freguesia para a separação dos resíduos no local de trabalho.
"Quanto + separas + ganhas" - concurso que visa a separação dos fluxos papel/cartão e embalagens pelos Agrupamentos Escolares do ensino público e privado e que conta já com 11 mil alunos aderentes, desde o seu início, a 16 de novembro 2015.
Inauguração a 28 de novembro da quarta horta biológica do concelho de Gondomar Horta Biológica da Quinta das Giestas, na freguesia de Rio Tinto, continuando a criar-se aliados na redução dos resíduos produzidos e combate ao desperdício alimentar, através da promoção das boas práticas agrícolas e qualidade de vida dos cidadãos, subsistência e responsabilidade social.
Exposição temporária e diversas oficinas de reutilização ao longo da semana no Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal, alusivas à temática Desmaterialização.
Mais informação no site da Lipor