SOS Ucrânia: Dois autocarros partiram para a Polónia para trazer 90 refugiados
publicado a 9 de Março de 2022

No âmbito da campanha de apoio “SOS Ucrânia”, promovida pelo Município de Gondomar, dois autocarros partiram em direção à Polónia, de onde pretendem trazer cerca de 90 refugiados ucranianos, que irão ficar alojados no concelho.

As viaturas saíram do Gondomar GoldPark, onde está instalado o Centro Logístico Municipal, com quatro elementos da Proteção Civil e dois elementos da Amizade – Associação de Imigrantes de Gondomar (que auxiliarão na tradução). Esta comitiva será ainda acompanhada por dois médicos do Hospital-Escola Fernando Pessoa (um deles cirurgião pediátrico), que acompanharão os refugiados na viagem até Portugal.

Os dois autocarros, contratados pela autarquia, rumam a Przemyśl, na fronteira da Polónia com a Ucrânia. Estima-se a sua chegada à fronteira aconteça na quinta-feira. O regresso a Gondomar está previsto para sábado, ao final do dia.

Em articulação com o Município de Gondomar, o Alto Comissariado para as Migrações auxiliará, através do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), no registo dos refugiados que vão chegar ao concelho.

Entretanto, no Centro Logístico Municipal, continua a recolha, organização e empacotamento de bens de primeira necessidade para o povo ucraniano (local onde estão a ser canalizadas todas as ofertas recolhidas nas 12 juntas de freguesia do concelho). Os donativos reunidos já permitiram enviar quatro camiões TIR para a fronteira.

A invasão russa foi condenada pelo Executivo e pelos deputados da Assembleia Municipal.