Portal Institucional da Câmara Municipal de Gondomar

“A Terra tremeu” em Gondomar
publicado a 13 de outubro de 2014

Hoje, dia 13, pelas 10.13 horas, durante 1.30 minutos, três gestos repetiram-se um pouco por todo o Concelho: baixar, proteger e aguardar. Além da Câmara Municipal de Gondomar aderiram à iniciativa da Autoridade Nacional de Proteção Civil escolas e diversas instituições públicas e privadas.

A ação, inserida no âmbito das Comemorações do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, promovido pela ONU sob o tema “Pessoas mais Velhas e Desastres”, teve como objetivo promover comportamentos de defesa pessoal durante uma ocorrência de sismo.

As sirenes dos bombeiros ditaram o início e fim do exercício. O simulacro de tremor de terra ocorreu durante 1.30 minutos e, em todo o Concelho - como documentam as imagens obtidas no Centro Social e Paroquial de S. João da Foz do Sousa -, as pessoas baixaram-se sobre os joelhos, uma posição que evita cair em caso de ocorrência de sismo, colocaram a cabeça e pescoço entre as mãos e abrigaram-se debaixo de uma mesa resistente.

O exercício foi, acima de tudo, uma ação de sensibilização sobre o que se deve ou não fazer em situação de sismo. O Município alerta e sensibiliza a população para a necessidade de todos estarmos munidos de informação necessária, assim como atentos aos comportamentos que devemos adotar em caso de tremores de terra.

Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.