Trotinetas elétricas chegam a Gondomar
publicado a 18 de Abril de 2019

A Câmara Municipal de Gondomar aprovou, ontem, por unanimidade, o memorando de entendimento entre o Município e a marca Flash, que vai permitir a implementação no concelho de um sistema de trotinetas com motor de uso partilhado.

O Município encoraja assim a promoção de transportes sustentáveis, nos territórios de S. Cosme, Fânzeres e Rio Tinto, no seguimento da aposta feita na criação de uma infraestrutura de suporte às mobilidades ciclável e partilhada, entre outros investimentos e atividades de promoção ao uso de modos alternativos ao automóvel particular.

Gondomar é um dos primeiros concelhos do distrito do Porto a receber a frota da Flash, que atua já em cidades como Lisboa, Coimbra e Faro.

Os preços de viagem nas trotinetas serão de um euro para desbloquear o veículo e 15 cêntimos por minuto de utilização. No entanto, e à semelhança do que já fez em Lisboa, a empresa dá um desconto de 50% no desbloqueio para os utilizadores que estacionarem corretamente as trotinetas numa das zonas de estacionamento a indicar pela Câmara Municipal de Gondomar.

Para conseguir uma trotineta, o utilizador precisa apenas de instalar a aplicação móvel da Flash. De seguida, surge um mapa com os locais onde os veículos estão disponíveis, tendo o utilizador que utilizar um “QR code” para desbloquear o veículo. No final da viagem, o preço é descontado da conta do utilizador.

A frota da Flash conta com dois modelos de trotinetas, incluindo um criado pela própria empresa, “desenhado para permitir uma experiência de condução mais segura e completa, com suspensões reforçadas, travões duplos, leds de sinalização e rodas maiores”. Este modelo disponibiliza ainda um suporte para copo e carregador USB para o telemóvel.