Trotinetas elétricas já circulam em Gondomar
publicado a 14 de Maio de 2019

As trotinetas elétricas chegaram a Gondomar. Hoje à tarde, após um passeio inaugural, os equipamentos ficaram disponíveis em 27 pontos de partilha distribuídos por todo o concelho.

A iniciativa resulta de um memorando de entendimento entre o Município de Gondomar e a Flash, o maior “player” de micromobilidade em Portugal e a única empresa do setor a disponibilizar trotinetas elétricas em dois municípios da Área Metropolitana do Porto.

Em Gondomar, a Flash colocou em serviço uma frota composta por um novo modelo, desenhado pela própria empresa para permitir uma experiência de condução mais segura e completa, com suspensões reforçadas, travões duplos, leds de sinalização e rodas maiores.

“As trotinetas elétricas vêm funcionar como uma solução complementar às várias soluções de mobilidade para os cidadãos, sobretudo nos pequenos trajetos no interior das freguesias urbanas”, afirma Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar.

Como utilizar
Para experimentar as trotinetas é necessário instalar no telemóvel a aplicação Flash, disponível da App Store e no Google Play, e fazer o respetivo registo.

O desbloqueio dos equipamentos terá um valor de um (1) euro, ao qual acrescem 0,15€ por minuto. Para incentivar o correto estacionamento dos veículos, a Flash irá oferecer um desconto de 50% no desbloqueio da viagem a todos os utilizadores que estacionarem nas 27 zonas de estacionamento indicados pela Câmara Municipal de Gondomar. Não sendo obrigatório, é recomendável o uso de um capacete.

Colaborando com as cidades no ordenamento do espaço público, a Flash é atualmente a única operadora de trotinetes elétricas a mostrar na sua App os pontos de estacionamento, facilitando assim a vida aos utilizadores.

No âmbito desta visão amiga do espaço público, a Flash contará com equipas próprias que vão assegurar, diariamente, o carregamento das baterias, a verificação da segurança das trotinetes, o seu correto estacionamento e a sua colocação nas zonas de estacionamento estabelecidas.