Unidades de Saúde Familiar reunidas em Gondomar
publicado a 25 de Maio de 2018

Arrancou hoje, no Multiusos de Gondomar, o 10º Encontro Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF), evento que este ano se prolongará por 24 horas com a realização de diversos workshops e simpósios, a par de atividades lúdicas e recreativas. A memória de António Arnaut, o “pai” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), recentemente falecido, não passou em claro durante a sessão de abertura que contou com as presenças de Fernando Araújo, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, antigo Secretário de Estado da Saúde e Vereador da Câmara Municipal do Porto, e Álvaro Pereira, Presidente do Encontro Nacional das USF.

Marco Martins, Presidente do Município de Gondomar, deixou uma mensagem vídeo de boas vindas, salientando a importância que Gondomar dá a este modelo de prestação de cuidados de saúde. O Concelho é hoje sede de um Agrupamento de Centros de Saúde com 100% de unidades em modelo USF, tendo sido um concelho-piloto do modelo atual, salientou o autarca.

Num debate moderado por Álvaro Pereira, que teve como tema central a sustentabilidade do SNS, Fernando Araújo defendeu uma política de promoção de saúde mais ativa, centrada essencialmente em quatro eixos: literacia da saúde, disponibilidade dos produtos, reformulação no fabrico e taxação e tributação. Por seu turno, Manuel Pizarro alertou para o maior desafio atual do setor da saúde: a mudança dos comportamentos individuais.

O evento conta amanhã com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.