Universitários apresentam maqueta para o interface de Valbom
publicado a 7 de Fevereiro de 2018

Um grupo de alunos do curso de Arquitetura da Universidade Fernando Pessoa apresentou, ontem, no âmbito da cadeira de projeto, orientada pelos arquitetos Avelino Oliveira e João Ferreira, uma maqueta do que poderá vir a ser a futura estação de Metro em Valbom. O Presidente do Município de Gondomar, Marco Martins, acompanhado pelo Vice-Presidente, Luís Filipe de Araújo, assistiu às explicações detalhadas do projeto.

O trabalho universitário, que prevê a ligação de Gondomar (S. Cosme) ao Porto, com passagem por Valbom, projeta muito mais que uma simples estação de Metro, antes um centro cívico com várias soluções complementares associadas à sua inserção urbanística, mantendo o atual edificado e ponderando as ligações rodoviárias existentes.

Na maqueta do interface de Valbom são também considerados os acessos pedonais, zonas de estacionamento automóvel e áreas comercial e de lazer.