Câmara Municipal de Gondomar

Vem aí o Grande Prémio de Ciclismo do JN
publicado a 24 de maio de 2019

Mais de 750 quilómetros volvidos e sete dias de corrida depois, a 29.ª edição do Grande Prémio de Ciclismo do JN termina em Gondomar, no próximo dia 10 de junho. A prova, hoje apresentada na Casa Branca de Gramido, em Gondomar, na presença de vários Presidentes e Vereadores de Câmara, afigura-se com a sua segunda competição em linha mais relevante do calendário velocipédico.

Para Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, é uma “honra” receber a apresentação do Grande Prémio e, ainda, a última e previsivelmente decisiva tirada da corrida: quer “pela tradição que a modalidade tem no concelho e que proporcionou vários campeões, alguns dos quais, infelizmente, já desaparecidos”, quer pela “forte presença da componente lazer” do ciclismo, patente em imensos arruamentos do concelho, ao fim da tarde e aos fins-de-semana.

Antes, Já Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, sustentara que “o ciclismo é muito mais do que uma simples corrida”, tanto mais que, para os amantes da modalidade, “o nosso estádio é a beira das estradas”, provavelmente “o maior estádio do Mundo”.

Na apresentação da prova, que se disputa entre os dias 4 e 10 de junho, Domingos de Andrade, Diretor do Jornal de Notícias, explicou que “os ciclistas levam o desporto onde mais ninguém consegue chegar”, defendendo, assim, um paralelo com a proximidade às populações do JN, “sempre pronto a dar a voz aos mais esquecidos”.

Síntese da prova
Prólogo – 4 de junho – Monção-Monção/6,2 Km
1.ª Etapa – 5 de junho – Monção-Viana do Castelo/166,1 Km
2.ª Etapa – 6 de junho – Viana do Castelo-Ovar/178,4 Km
3.ª Etapa (1.º Setor) – 7 de junho – V.N. Gaia-V.N.Gaia/70,6 Km
3.ª Etapa (2.º Setor) – 7 de junho – Matosinhos-Matosinhos/9,6 Km
4.ª Etapa – 8 de junho – Santo Tirso-Santo Tirso/6,6 Km
5.ª Etapa – 9 de junho – Valongo-Valongo/130,6 Km
6.ª Etapa – 10 de junho – Porto-Gondomar/187,2 Km