Vetores de atuação municipal para a Educação aprovados por unanimidade
publicado a 6 de Agosto de 2014

Criado o Prémio de Excelência Mérito Escolar.

Festa de abertura do ano letivo 2014/2015.

Aberto concurso para as AEC’s.

Foram aprovados hoje, em reunião pública da Câmara Municipal de Gondomar realizada na sede da Junta de Freguesia de Melres, os vetores de atuação municipal para a Educação, na ótica do próximo ano letivo. Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade.

A Autarquia instituiu, hoje, o Prémio de Excelência Mérito Escolar, com o objetivo de “reconhecer o mérito escolar, incentivar o desempenho escolar em todos os seus níveis, numa assumida cultura de valorização da excelência”. De acordo com as normas de atribuição aprovadas – a divulgar em breve no site da Autarquia – a Câmara Municipal de Gondomar passará a distinguir anualmente os dois melhores alunos, um do género feminino e um do masculino, do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do ensino Secundário-Cursos Científico-Humanísticos, Ensino Profissional do ensino público e do ensino privado sediado na área geográfica do Concelho.

Aos vencedores são atribuídos prémios pecuniários, nos casos dos alunos dos 1.ºs e 2.º ciclos e dos cursos profissionais, uma viagem a Lisboa de avião, no caso do Prémio de Excelência do 3.º Ciclo, e uma viagem a uma capital europeia, no caso do Prémio de Excelência do Ensino Secundário.

A abertura do ano letivo 2014/2015 ficará marcada por uma festa inédita, dirigida a alunos, professores, funcionários, autarcas, pais e encarregados de educação e à população que se queira juntar. A festa de abertura – que este se realiza, excecionalmente, em outubro – contempla, entre outras ações, uma receção aos professores que estão a lecionar pela primeira vez no Concelho e um percurso em autocarro por vários pontos emblemáticos da Autarquia. Objetivo: afirmar Gondomar como Município Educativo.

Na reunião de ontem foram ainda aprovados três programas – Assembleia Municipal de Alunos de Gondomar, Executivo Municipal de Alunos de Gondomar e Aluno Autarca por Um Dia em Gondomar – que pretendem incentivar, no quadro da responsabilidade social na garantia da continuidade do funcionamento da democracia e da aproximação aos cidadãos, o interesse dos jovens alunos pela participação cívica e política.

De destacar, ainda na área da Educação, a aprovação da abertura do procedimento concursal para recrutamento de 159 postos de trabalho, a tempo parcial, para o próximo ano letivo das atividades de enriquecimento curricular nas áreas do ensino de Inglês, Música ou em alternativa Expressão Musical, Atividade Física e Desportiva, Expressão Plástica, Expressão Dramática.

No final da reunião de Câmara, e a exemplo do que já havia sucedido, no mês passado, quando a reunião pública de Câmara se realizou em Medas, José Andrade, presidente da União de Freguesias de Medas e Melres, promoveu uma homenagem pública aos presidentes da Junta de Freguesia de Melres desde 25 de abril de 1974.