Visita às intervenções em curso no Parque das Serras do Porto
publicado a 17 de Fevereiro de 2021

O Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, juntamente com os autarcas José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo, e Alexandre Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Paredes, acompanharam esta manhã no terreno do Parque das Serras do Porto as intervenções em curso nesta infraestrutura-verde que está a ser construída na Área Metropolitana do Porto, em territórios comuns aos três concelhos.

O projeto "Gestão ativa de áreas ocupadas com espécies invasoras no Parque das Serras do Porto" contempla intervenções em cerca de 160 hectares, incluindo um controlo inicial e um controlo de continuidade, com aplicação de técnicas ajustadas às espécies presentes, porte e densidade, contando com cofinanciamento do POSEUR. Estes trabalhos estão já em curso nos concelhos de Gondomar e Valongo e avançarão muito em breve em Paredes.

Ainda no decorrer do projeto, está prevista a instalação de espécies nativas em algumas das parcelas. Essa instalação teve hoje início, com a plantação simbólica de um sobreiro na envolvente à Capela de Santa Justa e Santa Rufina. O plano de plantação para esta área de lazer está a ser elaborado por duas estudantes de Arquitetura Paisagista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Além dos trabalhos de controlo de plantas invasoras e da plantação de espécies nativas, está a ser implementada uma Rede de Percursos Pedestres. Por isso, foi também percorrido pelos autarcas um pequeno troço do Trilho da Ribeira de Santa Comba, em Paredes. A Rede de Percursos Pedestres irá contemplar 1 Grande Rota e 19 Pequenas Rotas, estando a ser instalada no terreno sinalética de acordo com as regras de homologação deste tipo de percursos. Esta sinalética será ainda complementada com painéis interpretativos, folhetos informativos desdobráveis e uma Web App.