Visita às obras de construção da Via Estruturante Norte-Sul
publicado a 24 de Novembro de 2020

As Fases A e B da obra de construção do Percurso da Via Estruturante Norte-Sul, aprovada pelo Município de Gondomar no passado mês de maio, arrancaram no passado dia 7 de outubro. Quarenta e sete dias depois do arranque da obra, Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, visita as obras de construção da futura Via, acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia de Baguim do Monte e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto.

No total, a intervenção que, na sua fase A, liga a Rua das Donas à Rua Padre Joaquim das Neves e, na fase B da obra, liga a Rua Padre Joaquim das Neves à Rua das Covas, representa um investimento superior a 3 milhões de euros.

Para além da via rodoviária, a obra contempla a construção de uma via pedonal e ciclável, bem como, a colocação de equipamentos como iluminação, passeios, bancos e papeleiras, no valor estimado de euros.

Prevista há mais de 30 anos, esta é uma via de extrema importância para o Município de Gondomar e para os concelhos vizinhos, uma vez que permite saídas e entradas no concelho em pontos nevrálgicos, evitando o tráfego mais denso na zona urbana.

A concurso está também a obra de construção do Percurso da Via Nordeste (pedonal e ciclável) entre Rebordãos e a Rua da Granja, em Rio Tinto. Com um prazo de execução de 730 dias, esta obra representa um investimento superior a 8 milhões de euros.

Estas são obras de grande relevância para o concelho de Gondomar (e limítrofes), representando um investimento de quase 12 milhões de euros.

As obras da Via Nordeste estão a ser feitas ao abrigo do cofinanciamento do Programa Operacional Regional do Norte.