Voluntários zelam pelo bosque nativo na Foz do Sousa
publicado a 27 de Novembro de 2021

Na tarde deste sábado, dia 27 de novembro, 35 voluntários dedicaram-se à reconversão de um antigo eucaliptal para um bosque nativo numa área situada em Foz do Sousa, mais especificamente numa parcela junto ao rio Sousa, contígua ao PR1 GDM - Linha de Midões e os Moinhos de Jancido.

O grupo de voluntários, composto quer por estreantes entusiastas em ações no terreno, quer por veteranos que não perdem o ânimo em participar, dividiu-se pelas três tarefas necessárias a efetuar na área: a plantação,  a sinalização da regeneração natural e o controlo de acácia.

Os preparativos para a plantação, como a limpeza do terreno, foram executados pelos "Amigos de Jancido", permitindo ter a área pronta para a tarde de trabalhos, durante a qual os voluntários plantaram 240 medronheiros. No decorrer da ação, outro grupo esteve empenhado a identificar e a sinalizar espécies autóctones que crescem espontaneamente na área, como o carvalho-alvarinho - uma regeneração natural importante de preservar e que sustenta os esforços de plantação aplicados na área - mas também as aveleiras e os azevinhos, plantados anteriormente, de modo que se salvaguarde o bom desenvolvimento destas árvores estando devidamente assinaladas. Para além do eucalipto presente na área, o terreno tem como "inquilino" uma grande mancha de acácias pelo que, ao longo de um troço do caminho, os voluntários aplicaram a técnica do descasque - um método de controlo manual bastante eficaz na eliminação destas espécies exóticas invasoras. Com os objetivos alcançados, esta ação revela-se fundamental para que este bosque continue a recuperar o seu potencial autóctone, trazendo ainda mais biodiversidade e benefícios à região.

A iniciativa contou com a presença da Vereadora da Ação Climática, Ambiente e Qualidade de Vida, Ana Luísa Gomes, que agradeceu a todos os voluntários envolvidos.