Vote na Filigrana para uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal
publicado a 5 de Julho de 2020

Já pode votar para eleger a Filigrana de Gondomar como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal. Para isso, deve ligar para o número de telefone 760 207 809, cujo valor da chamada será de 60 cêntimos mais IVA.

A filigrana é uma técnica ancestral de ourivesaria que consiste em torcer dois fios de ouro ou prata, usualmente muito finos, que são depois aplicados a molduras com várias formas, preenchendo-as com um rendilhado delicado.

Da fundição à peça final vai um longo caminho, o que torna a filigrana num campo privilegiado na ourivesaria gondomarense, ocupando um lugar de destaque entre as criações dos ourives locais, também designados como “Filigraneiros”.

Esta técnica é concebida em oficinas de pequena escala, de cariz familiar, passadas de geração em geração. A presença deste metal precioso na região conduziu à sua transformação e no aperfeiçoamento de técnicas e saberes mantidos até aos nossos dias.

Orgulhoso deste legado e ciente da sua importância económica e sociocultural, o Município tem desenvolvido esforços no sentido de preservar e valorizar a Filigrana enquanto um dos ícones municipais. Entre os diversos projetos empreendidos destacam-se a Rota da Filigrana, um produto turístico que permite a visita às oficinas tradicionais, a candidatura a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO e o maior Coração em Filigrana do Mundo.

A candidatura às 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal é do Município de Gondomar, reafirmando-se como a “Capital da Ourivesaria” em Portugal.