Nota de pesar pelo falecimento de José Carlos Loureiro
publicado a 1 de Setembro de 2022

O Município de Gondomar vem manifestar publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento de José Carlos Loureiro, personalidade de referência na arquitetura em Portugal e responsável pela conceção de algumas das obras mais emblemáticas do país, como é o caso do Pavilhão Rosa Mota, o Hotel D. Henrique e ainda o edifício da Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima, entre outras.

Tendo escolhido Gondomar como concelho para habitar há várias décadas, Carlos Loureiro deixou a sua marca em projetos como o edifício que abriga o Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende, a Central Térmica da Tapada do Outeiro, em Medas, e a intervenção na faixa ribeirinha do Douro ao abrigo do programa Polis de Gondomar.

Por todo o seu sentido de serviço e dedicação, foi homenageado em 2017 pelo município de Gondomar com a atribuição da Medalha de Mérito Profissional, grau ouro, entregue na sessão solene comemorativa do 43º aniversário do 25 de abril.