A qualidade de vida de uma pessoa com demência passará, também em larga medida, pelos cuidados de saúde e estimulação mental e física a que possa aceder.
Este é o pressuposto para a elaboração e operacionalização de um Programa que durante 10 semanas, ensina, aconselha e recomenda cuidados através de uma formação adequada e estruturada.
Conscientes de que o Programa Psicoeducativo para Cuidadores Informais não substitui os serviços de apoio social, de saúde e de acompanhamento psicológico, este garante no entanto, o acesso daqueles que cuidam no dia a dia, a uma formação adequada e estruturada.
Assim, o Programa PsicoEducativo visa capacitar os Cuidadores Informais para um cuidar melhor mas essencialmente garantindo a constituição de uma rede de partilha, suporte e apoio em prol daqueles que tudo dão. Podem frequentar o Programa Psicoeducativo do +Cuidar:
:: Cuidadores que assumam o papel de cuidador primário (preferencialmente) ou secundário de uma pessoa com doença de Alzheimer - ainda que sem diagnóstico formalizado;
:: Cuidadores que assumam o papel de cuidador primário (preferencialmente) ou secundário de uma pessoa com demência degenerativa que não Alzheimer;
:: Cuidadores que assumam o papel de cuidador primário (preferencialmente) ou secundário de uma pessoa com demência vascular - resultante de AVC’s;
:: Cuidadores que assumam o papel de cuidador primário (preferencialmente) ou secundário de uma pessoa com demência mista - resultante de demência vascular e demência degenerativa.
Contactos
Se é cuidador e tem disponibilidade para integrar +Cuidar ou pretende informação mais completa sobre este projeto, contacte-nos:
:: GAC de Foz do Sousa - Liga dos Amigos do Centro de Saúde da Foz do Sousa
:: GAC de Gondomar (S. Cosme) - Câmara Municipal de Gondomar
:: GAC de Rio Tinto - Liga de Amigos da Unidade de Saúde Familiar Nascente
Email: maiscuidar@cm-gondomar.pt
Tal.: 224 663 982