Novo PDM de Gondomar publicado em Diário da República
publicado a 9 de Novembro de 2015

O novo Plano Diretor Municipal (PDM) de Gondomar foi publicado hoje no Diário da República, 2.ª série, com o n.º 219, através do Aviso n.º 13057, pelo que entra amanhã em vigor. Fica assim concluído um processo de revisão iniciado em maio deste ano. O anterior PDM de Gondomar, aprovado em 1994, entrou em vigor em 1995 e após a sua vigência de dez anos, segundo a lei, deveria ser revisto.

No novo PDM as linhas orientadoras divergem significativamente da estratégia de desenvolvimento adotada há duas décadas, quer por força do projeto metropolitano do Parque das Serras do Porto, que envolve os municípios de Gondomar, Paredes e Valongo, quer pela aposta na construção de parques urbanos ou no aumento das zonas industriais. Além de que os grandes nós rodoviários e linha do metro, por exemplo, passaram a constituir uma realidade que, simplesmente, não existia.