Bioblitz Serralves 2016
publicado a 14 de Abril de 2016

Serralves organiza este ano a terceira edição de um Bioblitz – Descobre a Natureza do Parque de Serralves, uma inventariação relâmpago de espécies feita com a participação do público, numa iniciativa ímpar deste género a decorrer num jardim histórico e urbano em Portugal. A Lipor e municípios associados, incluindo Gondomar, marcarão ainda presença com uma exposição sobre os espaços representativos de biodiversidade de cada município, que poderá ser visitada entre os dias 9 e 14 de maio, sendo que neste último dia, sábado, o evento estará aberto ao público.

Ao contrário de um inventário científico, que é limitado a biólogos e outros investigadores, o Bioblitz é aberto a famílias, alunos, professores e outros membros da comunidade, que assim ajudam os investigadores a encontrar plantas e animais no Parque de Serralves.

Esta é uma oportunidade única de contribuir para aumentar a lista de espécies já identificadas, trabalhar com a comunidade científica e conhecer melhor a fauna e flora do Parque de Serralves.

Uma semana para escolas e jardins de infância
A semana de 9 a 13 de maio (seg-sex) é reservada à participação das escolas e de jardins de infância, com participação gratuita (sujeita a lotação) mediante inscrição prévia (ver ficha de pré-marcação mais abaixo).

No sábado, 14 de maio, o BioBlitz Serralves 2016 convida também o público a conhecer melhor a fauna e flora do Parque de Serralves, participando em:

saídas de campo conduzidas por investigadores especializados do CIBIO-InBIO, uma oportunidade única para experienciar em primeira mão o trabalho realizado por cientistas no âmbito da inventariação de biodiversidade;
oficinas educativas que enquadram e exploram os temas de forma lúdico-pedagógica;
atividades em autonomia com recurso a kits de monitorização e fichas de inventariação e inserção de dados na plataforma online "Biodiversidade e Ambiente”. Esta plataforma acolhe o projeto de Citizen Science de Serralves, disponibilizando vários recursos educativos online de forma gratuita, como protocolos de amostragem, guias de campo, folhetos informativos, cadernos de atividades para famílias e para escolas, assim como documentários audiovisuais para cada grupo biológico e ambiental em estudo;
BioQuiz, um jogo animado de perguntas sobre biodiversidade. Para testar conhecimentos prévios ou adquiridos.