
Inspirado na antiga figura do guarda-rios – aquele que zelava pelas margens e pela biodiversidade –, o projeto Guardiões dos Rios constitui uma resposta inovadora à emergência climática e aos desafios da inclusão social no concelho, visando envolver toda a comunidade na valorização das linhas de água e na preservação dos ecossistemas ribeirinhos, promovendo, simultaneamente, o encontro entre gerações e a inclusão de pessoas em situação de maior isolamento.
Promovido pelo Município de Gondomar, este projeto atua em três importantes cursos de água do território: o rio Douro (zona do Polis de Gramido), o rio Sousa (junto aos Moinhos de Jancido) e a ribeira da Archeira. Através de equipas dedicadas à vigilância ambiental diária, à sensibilização da população e à requalificação ecológica das margens, promove-se uma abordagem próxima, participativa e sustentável à preservação dos ecossistemas ribeirinhos.
Mas os Guardiões dos Rios são mais do que vigilantes da natureza: são membros da comunidade, com histórias e percursos distintos, que encontram aqui uma oportunidade de capacitação, valorização pessoal e integração social.
Este projeto é especialmente dirigido a grupos vulneráveis, como:
- Crianças e jovens em risco de abandono escolar
- Jovens NEET (que não estudam nem trabalham)
- Desempregados
- Idosos isolados ou com baixos rendimentos
- Mulheres com mais de 50 anos fora da vida ativa
A operação conta com o apoio de núcleos de intervenção de proximidade e do movimento associativo local, desenvolvendo uma rede de iniciativas educativas, culturais e ecológicas, com o objetivo de capacitar estas pessoas e reforçar o seu papel na proteção do território.
O projeto integra as seguintes ações: