No próximo sábado, dia 4 de outubro, entre as 9:00 e as 13:00, o Polis de Gramido será palco de um dia aberto à comunidade, integrado no projeto Margem – dos 10 aos 100. Esta iniciativa constitui um exercício coletivo de criatividade e de construção de uma memória comum através da arte urbana, culminando no mural colaborativo “Guardiões dos Rios”.
A população poderá participar ativamente na pintura do mural, acompanhados pelos artistas Godmess (Tiago Carvalho Gomes) e Mura (Gyulia Yoshimura).
Para além da pintura do mural, o programa inclui oficinas artísticas abertas a todas as idades, promovendo a experimentação criativa e o contacto direto com a arte urbana enquanto ferramenta de inclusão, sensibilização e transformação social.
O ponto de encontro para os participantes será às 9:00, em Ribeira de Abade, na Praça dos Pescadores, junto ao Posto de Controlo e Registo de Pescado de Gondomar
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória até ao dia 3, através desta ligação.
Este mural integra o projeto mais amplo “Guardiões dos Rios”, inspirado na antiga profissão do guarda-rios, que alia a proteção ambiental à inclusão social e coloca a comunidade no centro da ação climática.
A operação “Guardiões dos Rios” é financiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito da Operação Integrada em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto.