A filigrana integra o conjunto das 27 artes portuguesas representadas na nova Galeria de Artes Certificadas. O grupo O Valor do Tempo, detentor da Joalharia do Carmo – entidade com a qual o Município de Gondomar celebrou um protocolo para a promoção e divulgação da marca de certificação “Filigrana de Portugal” – inaugurou ontem, dia 14, na Rua das Flores, no Porto, a Galeria de Artes Certificadas, um tributo vivo às profissões que moldam a identidade do país.
O Município de Gondomar marcou presença no evento através da Vereadora do Turismo, Aurora Vieira, e do Vereador da Cultura, Celso Santos, reforçando o compromisso com a valorização dos artesãos gondomarenses e da marca de certificação “Filigrana de Portugal”.
Durante a cerimónia foram ainda assinados dois protocolos pela Joalharia do Carmo: um com o CINDOR – Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria, a maior escola de joalharia do país, com sede em Gondomar, que permitirá criar na Rua das Flores um novo polo de formação da filigrana certificada; e outro com a Imprensa Nacional – Casa da Moeda, reforçando o valor da autenticidade na joalharia nacional.
A abertura da Galeria de Artes Certificadas sucede à inauguração, em setembro passado, também na Rua das Flores, da Joalharia do Carmo. Existe ainda um edifício inteiramente dedicado à joalharia e à filigrana, que integra oficinas onde os visitantes podem observar o trabalho dos artesãos. Estão igualmente em curso as obras de uma escadaria em espiral, com três andares, adornada com filigrana. A criação desta obra-prima exigirá mais de 300 kg de fios de filigrana, com um comprimento total de 313 km, e 198.000 horas de trabalho. Alguns elementos já se encontram concluídos e instalados, sendo que serão necessários 95 anos para completar a decoração da escadaria.
Fundada em 1924, a Joalharia do Carmo é uma das mais antigas joalharias da capital, com localização privilegiada em Lisboa e no Porto. Na sequência da assinatura do protocolo de colaboração com o Município de Gondomar, em 2022, passou a funcionar como montra da filigrana nas duas principais cidades do país, comercializando exclusivamente filigrana certificada.
Esta parceria tem permitido aos ourives gondomarenses com produção certificada valorizar a sua marca e apresentar as suas criações artesanais ao grande público. Para além de conferir projeção nacional à filigrana artesanal e certificada, a colaboração tem permitido prosseguir o esforço de salvaguarda e preservação da produção manual, dignificar o produto, atribuir novas mais-valias às peças certificadas e, consequentemente, assegurar um retorno direto para os ourives.