Ao longo das últimas semanas, 22 alunos da Escola Básica de Rio Tinto participaram num Bootcamp de Voluntariado promovido pelo Município de Gondomar, no âmbito do Plano de Capacitação e Dinamização do Voluntariado em Gondomar 2025. Concebido para despertar nos jovens o interesse pela participação cívica e pela intervenção comunitária, o programa uniu formação, experiências práticas e momentos de partilha intergeracional, reforçando competências de empatia, responsabilidade social e trabalho em equipa.
A iniciativa, dinamizada pelo Banco Local de Voluntariado em parceria com a Escola de Voluntariado Pista Mágica, decorreu ao longo de 10 sessões semanais durante o período letivo. O percurso formativo foi construído em torno de quatro eixos essenciais: compreender o papel do voluntário na comunidade, contactar diretamente com diferentes realidades sociais, identificar necessidades do território e desenvolver miniprojetos de voluntariado que permitissem aos participantes pensar soluções e assumir um papel ativo na sua concretização.
Ao longo deste processo, os jovens envolveram-se em várias atividades na escola e em instituições parceiras do Banco Local de Voluntariado, onde apoiaram colegas do ensino especial, dinamizaram pequenas ações educativas, participaram em projetos dirigidos a pessoas com deficiência e saúde mental e exploraram diferentes formas de contribuir de forma útil e responsável. Cada sessão reforçou a importância de observar o território, pensar no outro e agir com propósito.
Um dos grupos decidiu aprofundar o projeto “Felicidade”, desenvolvido no Centro Social e Paroquial São João da Foz do Sousa, centrado no contacto intergeracional, permitindo-lhes conhecer histórias de vida, apoiar tarefas do quotidiano da instituição e criar laços que, mais do que uma experiência pontual, deixaram marcas de aprendizagem mútua. Para muitos, foi a primeira vez que compreenderam de forma direta como um pequeno gesto pode transformar o dia de alguém e como, ao fazê-lo, também crescem enquanto cidadãos.
A sessão de encerramento do Bootcamp, que decorreu ontem, dia 10, no Centro Social e Paroquial da Foz do Sousa, reuniu os alunos e cerca de 50 seniores num momento de convívio e partilha.
A Vereadora com o pelouro da cidadania, Aurora Vieira, marcou presença e realçou o papel transformador da iniciativa, sublinhando que “no Município de Gondomar acreditamos que uma comunidade forte se constrói com participação, solidariedade e oportunidades para todos” e que “o voluntariado é uma expressão de cidadania ativa e um pilar essencial da nossa estratégia municipal para a inclusão e o desenvolvimento social”.
A autarca acrescentou que o voluntariado deve ser promovido de forma inclusiva, “aberto a todas as pessoas, independentemente da sua idade, capacidade, identidade, origem ou condição socioeconómica”, valorizando o potencial de cada cidadão para contribuir e crescer através do envolvimento comunitário. Sublinhou ainda que “esta estratégia deve começar junto da comunidade escolar e, por isso, iniciámos com um projeto-piloto em escolas, capacitando professores e técnicos da educação para a importância do voluntariado”.
A experiência desta primeira edição lança agora bases para que o trabalho iniciado nas escolas possa continuar a evoluir, ampliando oportunidades de participação para mais jovens e reforçando uma cultura de cidadania ativa no concelho. Mais do que uma atividade extracurricular, esta iniciativa procurou mostrar a cada participante que o voluntariado começa quando se olha o outro com atenção, e que, quando isso acontece, todos ganham: a comunidade, os jovens e o futuro que ajudam a construir.
O Bootcamp de Voluntariado integra a operação “Voluntariado Inclusivo e Educação para o Voluntariado”, financiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, num investimento de mais de 160 mil euros, e que se destina a promover a inclusão social e a educação para o voluntariado, reforçando a participação de grupos tradicionalmente excluídos – como pessoas com deficiência, seniores, jovens e migrantes –, em atividades voluntárias.