Está concluído o apuramento dos resultados do segundo sufrágio da eleição do Presidente da República no concelho de Gondomar, realizado no passado domingo, dia 8. Foram apurados 88.878 votos, correspondendo a uma taxa de participação de 61,01%. António José Seguro obteve 58.954 votos (66,33%), enquanto André Ventura registou 25.680 votos (28,89%).
Contabilizaram-se ainda 2.631 votos em branco (2,96%) e 1.613 votos nulos (1,81%). A abstenção foi de 56.811 eleitores (38,99%). Na primeira volta, realizada a 18 de janeiro, tinham sido contabilizados 93.164 votos no concelho.
O apuramento da segunda volta, que terminou esta segunda-feira, dia 9, constitui a etapa final de um processo que se iniciou em dezembro de 2025, desenvolvido em articulação com a Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, e que mobilizou, de forma contínua, serviços municipais, juntas de freguesia, forças de segurança e demais entidades com responsabilidade no processo eleitoral, envolvendo, ao longo de todas as suas etapas, cerca de uma centena de trabalhadores.
As Eleições Presidenciais de 2026 decorreram num contexto particularmente exigente, marcado por um ciclo quase contínuo de processos eleitorais, que incluiu as eleições para o Parlamento Europeu em 2024, as eleições legislativas e autárquicas em 2025 e, por fim, as Presidenciais de 2026, estas últimas com duas voltas.
No caso das Presidenciais, a preparação obedeceu a um calendário rigoroso definido pela Administração Eleitoral, com a organização do concelho por freguesias e a constituição das respetivas mesas de voto, num total de 158 secções distribuídas pelas sete freguesias.
A coordenação global do dispositivo esteve a cargo do Núcleo dos Órgãos Autárquicos da Câmara Municipal de Gondomar, dirigido por Maria do Céu Santos, com mais de três décadas de experiência na organização de atos eleitorais, assegurando a articulação entre serviços municipais, juntas de freguesia e entidades externas ao longo de todo o processo, tendo este trabalho sido complementado pela elaboração, pelo próprio do Núcleo dos Órgãos Autárquicos, de documentação de apoio e formação dirigida aos membros das mesas de voto, com orientações práticas e procedimentos operacionais, visando assegurar uniformidade, rigor e o correto funcionamento dos atos eleitorais.
Um dos momentos mais exigentes do processo foi o voto antecipado, realizado a 11 de janeiro na primeira volta e a 1 de fevereiro na segunda. Em cada uma destas datas funcionaram 12 mesas de voto antecipado, distribuídas por quatro locais do concelho – Fânzeres, Foz do Sousa, São Cosme e Rio Tinto.
O voto antecipado em mobilidade, introduzido no concelho nas Presidenciais de 2021, implicou exigências acrescidas, uma vez que apenas na véspera é conhecido o número final de eleitores, obrigando à impressão urgente dos cadernos de recenseamento e à preparação e transporte dos boletins no próprio dia das eleições. Estes votos são integrados na contagem apenas no dia oficial da eleição, tendo-se verificado, na segunda volta, uma duplicação do número de votos face ao primeiro sufrágio.
No dia da votação, cada mesa de voto, composta por cinco membros, só pode constituir-se às 8h00, sendo o trabalho iniciado mais cedo, com a preparação das salas, a verificação dos materiais, a contagem dos boletins de voto e a afixação dos respetivos editais.
Após o encerramento das urnas, tem início o processo de contagem e registo dos votos, seguindo-se o encaminhamento da documentação eleitoral para a Câmara Municipal de Gondomar. Ainda na noite eleitoral, dia 8, os 158 envelopes eleitorais do concelho, contendo as atas, os cadernos de recenseamento e os votos nulos, foram enviados para a Assembleia de Apuramento Geral, que nesta eleição esteve sediada no Arquivo Municipal de Vila Nova de Gaia. Na manhã de segunda-feira, dia 9, os boletins de voto foram posteriormente entregues no Tribunal de Gondomar.
O ato eleitoral decorreu com normalidade em todas as assembleias de voto do concelho, refletindo o sentido cívico dos eleitores e o profissionalismo das equipas envolvidas. A Câmara Municipal de Gondomar agradece o contributo dos membros das mesas de voto, trabalhadores municipais, motoristas, presidentes de junta e respetivos colaboradores, bem como da Polícia Municipal e das forças de segurança, PSP e GNR, cujo trabalho foi determinante para garantir rigor, transparência e confiança no processo eleitoral.