“Músicos D’Ouro” chegam a Valbom
publicado a 21 de Fevereiro de 2019

A Câmara Municipal de Gondomar, em reunião realizada ontem, deliberou por unanimidade aprovar o acordo entre o Município de Gondomar e a Três Por Quarto- Associação Cultural, no âmbito de uma parceria estabelecida entre estas entidades e que se traduziu numa candidatura aprovada no quadro de apoio Norte2020. A candidatura tem como objeto o desenvolvimento do projeto “Músicos D’Ouro”, nomeadamente o alargamento do mesmo ao Agrupamento de Escolas de Valbom. Integrado num Território Educativo de Intervenção Prioritária, este agrupamento de escolas e a sua comunidade vão poder assim contar com esta ferramenta no combate ao abandono escolar precoce e ao absentismo.

O projeto “Músicos D’Ouro” teve início em 2014, no Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova, e tem vindo a ser desenvolvido em contratualização com os agrupamentos de escolas e parceria com a Três Por Quatro-Associação Cultural.

Em 2017, o “Músicos D’Ouro” estendeu-se ao Agrupamento de Escolas de Gondomar nº 1, onde, também aqui, a exemplo do ocorrido em São Pedro da Cova, se verificou a contribuição do projeto na melhoria dos resultados académicos dos alunos participantes, bem como no impacto positivo nos vários agentes da comunidade educativa, nomeadamente na participação dos pais nas atividades escolares.

O projeto agora aprovado terá um financiamento total de 336 mil euros para um período de execução de 3 anos, cabendo ao Município a comparticipação de 30% deste valor.