STCP vai ter mais 81 autocarros a gás natural
publicado a 12 de Abril de 2019

Os utilizadores dos transportes públicos da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vão contar com mais 81 novos veículos sustentáveis. Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Transição Energética, em conjunto com os autarcas dos seis municípios que gerem a STCP, abriram hoje o concurso público para a renovação da frota.

Na cerimónia, que decorreu no Museu do Carro Elétrico, no Porto, Matos Fernandes destacou a importância da entrada ao serviço destas novas viaturas.” Esta é a mudança que nós queremos", disse o Ministro em relação à transição da frota para veículos "de elevada performance ambiental".

Matos Fernandes lembrou também o investimento, superior a 800 milhões euros, para desenvolver a rede de transportes da Área Metropolitana do Porto (AMP), sendo 600 milhões para a expansão do metro e 200 milhões para redes de metrobus. “Ao esforço financeiro do Governo, seguem-se agora as decisões. A divisão destas verbas não está fechada, a decisão é vossa, este é o vosso tempo", desafiou.

O Presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, quis por seu turno falar de ambição.” Em 2021, queremos ter 64% da frota da STCP renovada. Esta ambição mostra como a privatização da concessão teria sido um erro histórico”, frisou o autarca.

Os primeiros autocarros deverão estar em circulação no final de 2020, com entregas de seis a oito unidades por mês, garantiu Paulo de Azevedo, Presidente da STCP.
Este concurso público vai permitir a aquisição de 81 novos veículos movidos a gás natural, num investimento global de mais de 19 milhões de euros, dos quais 53% oriundos do Fundo de Coesão.

Esta é mais uma das etapas do Governo para responder ao expetável aumento de utilizadores de transportes públicos, depois da entrada em vigor dos passes únicos nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, através do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos.