As Ilhas dos Abaeté

Exposição de trabalhos de Valter Hugo Mãe, com curadoria de Agostinho Santos, que esteve patente ao público, de 26 de outubro a 30 de novembro de 2019, na Sala Júlio Resende do Auditório Municipal de Gondomar.

“Nossa comunidade era de duas aldeias, uma subida e outra litoral, num todo de mil e seiscentos e noventa e três espíritos sensíveis e dois apenas sem emoção, um guerreiro e uma feminina, Mata Boa e Mata Azul. Mil, cento e sessenta e nove espíritos adultos e quinhentos e vinte e quatro espíritos transparentes. Ambos sem emoção eram já adultos.
Em todos os transparentes era vibrante o entusiasmo.”

Valter Hugo Mãe, romance inédito.

Valter Hugo Mãe / Biografia

Valter Hugo Mãe é escritor, não é artista plástico. Os seus desenhos são modo de meditação. Acontecem como auxiliares do que escreve. São formas, figuras, que dialogam com o que escreve, como se pudesse chamar ao convívio pessoas que longamente inventa.
“As ilhas dos Abaeté” colige uma boa parte dos desenhos que elaborou em torno do
seu próximo romance, que conta a história de um curumim da amazónia; um menino de uma aldeia que vê sua cultura mudar com a partilha com os povos negros e a intromissão violenta por parte dos povos brancos.