Casa Educativa da Marioneta – Construção de um Fantoche

"Construção de um Fantoche" é o tema proposto para a oficina da Casa Educativa da Marioneta no mês de maio.

"O fantoche ajuda a crescer", este é o título de um livro dos anos 90 do século passado que refletia sobre o valor da interação das crianças com fantoches nos distintos processos de crescimento, quer a nível de interiorização do mundo que a rodeia, quer por a colocar ativamente no processo criativo da construção da personagem, bem como da sua capacidade natural, enquanto criança, de criar um espaço imaginário ainda muito fértil onde tudo pode ser o que ela quiser, sendo a linha separadora de imaginário e realidade muito ténue.

É a partir do livro de Isabel Alves Costa que é lançada esta formação para famílias, docentes e grupos escolares.

São propostos processos de construção individual de uma marioneta de luva, um fantoche, que é parte integrante do corpo do ator, uma extensão de si mesmo, um modo de interpretar através do corpo com apoio neste recurso expressivo que é a marioneta.

Mais uma vez estas oficinas recorrem a materiais simples e acessíveis no sentido de potenciar a continuidade em outros contextos.

As inscrições, obrigatórias, para maiores de quatro anos (acompanhados por um adulto), deverão ser efetuadas pelo e-mail cultura@cm-gondomar.pt.