Estrada D. Miguel: requalificação vai acabar com «autoestrada» dentro das localidades
publicado a 9 de Agosto de 2022

A Câmara Municipal de Gondomar está a promover obras de requalificação da Estrada de D. Miguel, no valor superior a 1,6 milhões de euros de investimento, nesta que é a via com maior sinistralidade do concelho.

Por cada ano, entre 2014 e 2019, registaram-se na Estrada D. Miguel 3 mortes, 12 atropelamentos e 74 acidentes, em média.

O trajeto está, assim, a ser reformulado de forma a garantir maior segurança, nomeadamente através da diminuição da largura da faixa de rodagem (que visa diminuir a velocidade média dos automóveis) e da construção de passeios e de uma ciclovia. Ao longo do troço, serão também colocadas lombas redutoras da velocidade e eliminados oito “pontos negros” de sinistralidade.

O objetivo da intervenção é, portanto, o de melhorar a segurança rodoviária, reduzindo a elevada sinistralidade nesta via estruturante para o Município. Segundo o Presidente Marco Martins, “quisemos transformar esta espécie de «autoestrada» paredes-meias com habitações, escolas e comércio numa via urbana, onde os automobilistas sejam encorajados a cumprir o código da estrada”.

Apenas com a conclusão da obra, que ainda se encontra em curso, será percetível o aspeto final desta intervenção.

A Estrada D. Miguel, que liga o concelho de Valongo à estrada marginal na Foz do Sousa, em Gondomar, tem um total de 12 quilómetros e atravessa várias freguesias do concelho.

Também a Avenida de Conduta, a segunda via com maior sinistralidade no concelho, foi alvo de uma requalificação no passado, assumindo-se como um eixo estruturante de circulação automóvel, ciclável e pedonal.