Gondomar integra Rede de Cidades e Vilas que Caminham
publicado a 19 de Maio de 2023

Gondomar integra, a partir de hoje, a Rede de Cidades e Vilas que Caminham. O protocolo de colaboração foi assinado entre o Município e o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, que dinamiza a rede. A cerimónia contou ainda com o hastear da bandeira da rede no edifício dos Paços do Concelho e contou com a presença do Presidente da Câmara, Marco Martins, e da Vereadora da Saúde, Cláudia Vieira.

O autarca destacou a aposta que tem sido feita ao nível da mobilidade suave e inclusiva: “Dotar as cidades de acessibilidades adaptadas aos dias de hoje, que incluam todos, tem sido uma prioridade política desde o início. Não é fácil e temos de mudar mentalidades, mas é um caminho que se vai trilhando.

Já Paula Teles, Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, destacou que o principal objetivo da sinergia com os municípios é “melhorar a qualidade de vida das cidades”. A representante da entidade mencionou ainda que “a requalificação do espaço urbano deve ser hoje um dos principais objetivos das autarquias”.

O projeto tem como missão dinamizar uma plataforma de experiências e soluções de boas práticas, assentes em programas de mobilidade sustentável, nomeadamente pedonal.