Alto Concelho já tem posto da GNR
publicado a 26 de Novembro de 2021

"O Alto Concelho de Gondomar passa a ter, a partir de hoje, a sua força de segurança". Foi assim que Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, se dirigiu aos presentes na inauguração do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Medas, esta manhã.

A inauguração do Posto da GNR contou com a presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, para quem "estar aqui hoje é um momento de realização", agradecendo o papel "decisivo" do Município de Gondomar.

Marco Martins recordou que esta força de segurança, "criada por Portaria desde 1997", viu assinado o protocolo de cooperação que possibilitou a instalação do novo Posto na Escola Básica do 1º Ciclo da Lixa, em Covelo, há cerca de dois anos. "Esta sempre foi uma prioridade política da Câmara Municipal de Gondomar.", acrescentou.

Este "sonho com 25 anos" pretende assumir-se como um "impulso para melhor servir a população", não só no sentido de "fazer cumprir a lei" mas, acima de tudo, para que a comunidade se sinta, com a sua presença, "mais próxima e mais segura", rematou o autarca. O novo Posto passa, assim, a estar colocado na sua circunscrição territorial, que corresponde aos territórios de Jovim, Foz do Sousa, Covelo, Medas e Melres.

Já o Comandante-Geral da GNR, Tenente-General, Rui Manuel Carlos Clero, salientou o facto de "a Câmara Municipal de Gondomar partilhar com a Guarda Nacional Republicana a preocupação com a segurança da comunidade", comprovada pela "estreita colaboração" e pelas várias ações desenvolvidas em conjunto, como por exemplo a Rede de Intervenção na Violência Doméstica (RIVD) de Gondomar.