Arranca a reabilitação estrutural do Cavalete do Poço de São Vicente
publicado a 18 de Março de 2022

O Cavalete do Poço de São Vicente, estrutura construída em 1934 e classificada desde março de 2010 como Monumento de Interesse Público, vai ser alvo de uma reabilitação estrutural, num investimento superior a 2.300.000 euros.

A aquisição dos terrenos onde se inclui o Cavalete do Poço de S. Vicente iniciou-se em 2016, com a compra de vários prédios do complexo mineiro, no âmbito de um processo de execução fiscal. Contudo, o Município de Gondomar só veio a tornar-se proprietário da maior parte da área em causa mais recentemente, no seguimento de um processo de expropriação por utilidade pública.

Após a inicial aquisição dos terrenos, o Município de Gondomar solicitou um diagnóstico da situação estrutural do cavalete ao Instituto da Construção, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, bem como uma proposta de intervenção. É justamente com base nesse estudo e proposta de intervenção que a presente intervenção é promovida.

Esta reabilitação, integrada no antigo complexo mineiro de São Pedro da Cova, tem em vista, em primeira linha, a preservação do património industrial existente, salvaguardando, desde logo, a estrutura do próprio Cavalete do Poço de S. Vicente. Do mesmo trecho, inicia-se o processo de recuperação da memória coletiva do complexo mineiro, em sintonia com uma antiga e justa aspiração da população local.

O Município de Gondomar pretende, de igual modo, promover a ligação entre a desejada preservação e divulgação do património histórico, e da memória local, com o património natural, mais concretamente, com as Serras do Porto, que se encontra paredes-meias com o complexo mineiro, onde se pretende localizar uma porta de entrada para o Parque das Serras do Porto.