Cais da Lixa, uma nova âncora para Gondomar
publicado a 19 de Setembro de 2019

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, visitou, hoje â tarde, as obras do Cais da Lixa, em Gondomar. É uma nova âncora para o desenvolvimento de Gondomar, considerou o Autarca.

Ana Paula Vitorino destacou a importância da obra na remoção das barreiras entre as populações e o rio, bem como na dupla faceta do projeto. ”Requalificámos um espaço e, ao mesmo tempo, promovemos a eficiência energética e ambiental, estando assim mais próximos de fazer do rio Douro um símbolo europeu, no que às vias navegáveis diz respeito”, salientou a governante.

Por seu turno, Marco Martins considerou esta obra uma âncora para o desenvolvimento do Concelho, capaz de dinamizar a economia local. Sendo o “cumprir de um sonho muito importante para Gondomar”, o autarca classificou o projeto como uma marca para o território e para as gerações futuras.

Houve ainda tempo para uma apresentação técnica da obra e do projeto “Shore Side Connection”, por parte dos técnicos da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL), à qual se seguiu a visita à obra.

Fruto do protocolo entre a Câmara Municipal de Gondomar e a APDL, o novo cais vai contar com quatro novos postos de acostagem, uma zona de estacionamento, ciclovia e uma via pedonal. Também uma nova rotunda, que vai nascer junto ao local e permitirá o acesso ao novo cais, faz parte do projeto, no valor global de 2,5 milhões de euros, que vai possibilitar ao novo Cais da Lixa receber até dez navios ao mesmo tempo.

Este equipamento é fulcral para a dinamização e desenvolvimento do Alto Concelho, existindo estudos que indicam um impacto na economia local de 2,6 milhões de euros por cada navio de cruzeiro.