A Capela de Nossa Senhora d’Aflição, localizada no lugar de Branzelo, em Melres, e que foi destruída pelos incêndios que assolaram a região em setembro do ano passado, reabriu ao público este domingo, 7 de setembro, dia em que se celebrou a festa anual em honra de Nossa Senhora da Aflição. A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Luís Filipe Araújo, do Príncipe Aly Muhammad Aga Khan, do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, do Secretário-Geral do Partido Socialista, José Luís Carneiro e Pedro Sousa, e do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, António Cunha, bem como de representantes da Igreja Católica e dos parceiros envolvidos no projeto.
A recuperação da Capela de Nossa Senhora d’Aflição foi possível graças a uma parceria entre a Câmara Municipal de Gondomar, o Ismaili Imamat, entidade liderada por Sua Alteza o Aga Khan, através do Aga Khan Trust for Culture (AKTC), a União de Freguesias de Melres e Medas e a família da proprietária do terreno.
O projeto, com um investimento de cerca de 500 mil euros, foi financiado pelo Ismaili Imamat, através do Fundo Aga Khan para a Cultura, e contou com o apoio técnico do Município de Gondomar, que prestou apoio técnico na elaboração do projeto e, durante a execução da obra, assegurou o acompanhamento, a fiscalização e a coordenação de segurança. Em articulação com a família proprietária da capela e com a União de Freguesias de Melres e Medas, o Município garantiu ainda a reposição do espólio interior do imóvel, nomeadamente o altar, as esculturas sacras e o mobiliário. Embora se trate de um espaço de natureza privada, a capela permanecerá aberta à comunidade, em regime de usufruto público.