Centro Cultural de Rio Tinto reabre portas
publicado a 15 de Novembro de 2014

O Centro Cultural de Rio Tinto Amália Rodrigues reabriu as portas, hoje à tarde, após vários anos de inatividade. A exposição “Gondomar | Viagem ao Paleozóico”, do projeto “Carlos Dias Trilobites”, que poderá ser vista até 31 de março de 2015, assinala a reabertura daquele espaço.

Para Luís Filipe de Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Gondomar e Vereador da Cultura, o Centro Cultural de Rio Tinto, enquanto equipamento, tem “importante significado para a cultura da cidade e para a cidade, significado cuja importância não pode olvidar-se”. Na reabertura do espaço, a que também assistiram o Presidente da Assembleia Municipal, Aníbal Lira, e o Presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, Nuno Fonseca, além de várias individualidades da cultura gondomarense, Luís Filipe Araújo destacou o “especial interesse para o conhecimento da história natural” que a exposição hoje inaugurada representa.

A exposição de Carlos Dias, com uma forte componente didática, apresenta uma interpretação artística de alguns dos seres vivos que habitaram a Terra num período entre os 540 e os 250 milhões de anos atrás. Na sua itinerância já passou por Arouca, Porto, Mirandela, Chaves, Boticas, Vila Pouca de Aguiar, S. Pedro da Cova, Vizela e Mondim de Basto e conta já com mais de 12 mil visitantes.