Comando Territorial do Porto da GNR celebra 10.º aniversário em Gondomar
publicado a 12 de Outubro de 2018

Foi ao som do Hino da Maria da Fonte que se iniciaram, hoje à tarde, os festejos do décimo aniversário e Dia da Unidade do Comando Territorial do Porto da Guarda Nacional Republicana. A cerimónia, realizada em Gondomar, contou com a presença do Presidente do Município, Marco Martins, e do Comandante do Comando Territorial, Coronel de Infantaria Victor Mesquita Fernandes, sendo presidida pela Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto.

Marco Martins pronunciou-se honrado pela receção deste evento, nunca antes realizado em Gondomar, incorporado condignamente nas Festas do Concelho. “Uma forma de reconhecer, como autarca e como cidadão, todo o trabalho que a GNR desenvolve em prol dos cidadãos e dos gondomarenses em particular”, frisou o autarca.

Anteriormente, Victor Mesquita Fernandes tinha já agradecido ao Município de Gondomar o apoio para a realização desta cerimónia. A moldura humana presente é uma forma de gratidão e reconhecimento pelo cumprimento da missão que nos está destinada, referiu o Comandante do Comando Territorial. “O centro de gravidade da GNR é a sociedade, garantindo a Liberdade e o Estado de Direito”, rematou.

Isabel Oneto, pelo seu turno, destacou a posição de Portugal como um dos países mais seguros do Mundo, tendo a instituição GNR um papel importante nesse ranking. O papel exercido por esta força de segurança, tantas vezes o ponto de maior proximidade entre o cidadão e o Estado, é reconhecido pelo Governo. “Este ano contamos entregar mais de 150 viaturas, duas mil armas e equipamentos de proteção individual a esta força de segurança, pois acreditamos que o sucesso das instituições deve-se ao esforço das pessoas que nelas trabalham”, destacou a governante.

A cerimónia foi ainda oportunidade para atribuir condecorações a diversos militares, ao que se seguiu um desfile das várias subunidades e órgãos do Comando Territorial.

Sediado no antigo Convento dos Carmelitas Descalços, o Comando Territorial do Porto da GNR é composto por seis Destacamentos Territoriais, dois Destacamentos de Trânsito, um Destacamento de Intervenção, 31 Postos Territoriais, um Posto de Trânsito e um Posto Fiscal.

Além das subunidades e órgãos do Comando Territorial, estão também sediados no Quartel do Carmo, no Porto, um Destacamento de Ação de Conjunto da Unidade Nacional de Trânsito, um Centro de Apoio de Área, um Órgão de Apoio de Área, a Banda de Marcial do Porto e o Centro Clínico do Porto.

O Comando Territorial do Porto é responsável pelo policiamento de uma área de cerca de 2.000 km2, onde residem cerca de um milhão de habitantes, o que corresponde a cerca de 8,5% do total da população portuguesa. A sua ação de patrulhamento estende-se por 14 cidades em 17 concelhos, sendo o efetivo disponível de cerca 1.450 elementos.