+Cuidar, um projeto para cuidar de quem cuida
publicado a 15 de Agosto de 2015

Gondomar vai implementar o +Cuidar, Projeto de Apoio ao Cuidador Informal do Município que pretende garantir uma capacitação a todos os cuidadores informais e ainda contribuir para o desenvolvimento, em rede, de intervenções que visem a promoção do bem-estar físico e psicológico dos cuidadores. O projeto foi aprovado, por unanimidade, na última reunião da Câmara Municipal, que se realizou em Medas.

A realidade remete-nos para uma sociedade cada vez mais envelhecida, onde é esperado um aumento e prevalência da demência a cada duas décadas. A demência manifesta-se no quotidiano do doente, tornando-se cada vez mais presente e grave, conduzindo em fases avançadas à dependência total, pelo que se assiste, em consequência, a um acréscimo de cuidadores informais.

O ato de cuidar é de extrema complexidade e, por isso, urge cuidar de quem cuida, valorizando o seu papel mas, também, garantindo a sua capacitação.
Assim, no âmbito da Rede Social de Gondomar, e de acordo com o Plano de Desenvolvimento Social 2009-2011 e subsequentes Planos de Ação que diagnosticaram a necessidade de promoção de uma rede de proximidade e apoio aos cuidadores informais do Município, necessidade que se mantém e que está refletida nos atuais instrumentos de diagnóstico e planeamento 2015-2020, a Câmara Municipal de Gondomar, o Agrupamento dos Centros de Saúde de Gondomar, as Juntas de Freguesia e Entidades do Terceiro Setor, pela celebração de um acordo interinstitucional, criarão, através do +Cuidar uma rede de partilha, suporte e apoio aos cuidadores informais do Município de Gondomar.

Para mais informações, contacte:
Câmara Municipal de Gondomar – Gabinete Rede Social, Tel.: 224 663 980 | E-mail: maiscuidar@cm-gondomar.pt
Liga de Amigos da USF Nascente - Centro de Saúde de Rio Tinto, Tel.: 224 854 650 | Telm.: 965 653 250
Liga dos Amigos do Centro de Saúde da Foz do Sousa - Centro de Saúde de Foz do Sousa, Tel.: 224 507 473/6 | Telm.: 961 974 248