Desfile do Museu do Carro Elétrico recorda a linha Porto-São Pedro da Cova
publicado a 3 de Maio de 2018

O desfile anual do Museu do Carro Elétrico assinala, este ano, o centenário da abertura da linha de carro elétrico do Porto às minas de São Pedro da Cova, em Gondomar. No próximo sábado, dia 5, andar de elétrico vai custar cinco euros, mas a entrada no Museu é gratuita.

Doze carros elétricos vão, este sábado, abandonar as instalações do Museu do Carro Elétrico para darem forma ao desfile anual deste meio de transporte centenário. A saída está marcada para as 15 horas e o percurso está também definido: Infante-Museu do Carro Eléctrico-Passeio Alegre e, depois, segue-se o regresso ao Infante e recolha dos carros elétricos no Museu. Sábado, o acesso ao Museu do Carro Elétrico, em Massarelos, é gratuito e há surpresas programadas para os visitantes.

A linha de carro elétrico do Porto às minas de São Pedro da Cova permitiu manter a produção energética na antiga Central Termoelétrica de Massarelos graças às “zorras”, carro elétrico destinado ao transporte de carga. Durante a Primeira Guerra Mundial o consumo de carvão nacional aumentou enormemente dado o corte no fornecimento do carvão inglês. As “zorras” da Companhia Carris de Ferro do Porto viram assim aumentada e muito a sua atividade.

A viagem histórica terá um preço de cinco euros, permitirá viajar em qualquer carro do desfile e terá uma duração de aproximadamente duas horas. Os bilhetes podem ser adquiridos no Museu do Carro Elétrico ou dentro das próprias viaturas.