Câmara Municipal de Gondomar

Especialistas e comunidade refletiram sobre inclusão social em Gondomar
publicado a 25 de Setembro de 2025

O Multiusos de Gondomar recebeu, ontem, dia 23, o Fórum para a Inclusão Social “Criar, Agir e Partilhar”, um encontro que reuniu especialistas, instituições, organizações e comunidade para refletir sobre os grandes desafios da inclusão social. Ao longo de um dia de debates e partilhas, falou-se de cidades mais acessíveis, de como preparar a sociedade para o envelhecimento, da força do voluntariado e da importância de projetar comunidades mais coesas, solidárias e participativas.

Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Luís Filipe Araújo, e o Vereador da Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, Fernando Paulo, reforçaram a importância da cooperação intermunicipal para a construção de respostas conjuntas e eficazes em matéria de coesão social.

O primeiro painel desafiou os participantes a pensar as cidades como espaços inclusivos, sublinhando que a mobilidade, a reabilitação de espaços e o planeamento urbano devem ser concebidos sem barreiras e para todas as pessoas. Entre os exemplos partilhados estiveram o projeto Gondomar Inclui – Praias Acessíveis, que garante garantir condições de acessibilidade plena em três praias e areais concelho – Lomba, Melres e Zebreiros –, nas margens do Douro, e a valorização da gestão da água e da energia, envolvendo a comunidade na transformação sustentável do território.

Seguiu-se a reflexão sobre o envelhecimento da população, um dos temas centrais do Fórum. Foi destacada a relevância da saúde mental, do combate ao isolamento e da aposta na prevenção. Da perspetiva internacional, foi apresentado o projeto neerlandês Long Life at Home Flats, que procura redefinir a forma como as pessoas idosas podem viver de forma independente, seguras e integradas na comunidade.

O terceiro painel deu voz ao voluntariado como motor de inclusão, mostrando práticas inovadoras que aproximam gerações e criam novas oportunidades de participação. Foram apresentados projetos que vão do voluntariado inclusivo, envolvendo pessoas com deficiência, ao Gondo P.E.T., que junta pessoas e animais de companhia no combate ao isolamento social. O painel integrou ainda testemunhos de voluntários, que evidenciaram o impacto transformador da participação cívica tanto para quem recebe como para quem dá.

“Comunidades Vivas, Coesas e Inclusivas” é uma iniciativa conjunta do Município de Gondomar e do Município do Porto, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O projeto representa a aposta das duas cidades em novas respostas sociais para combater a pobreza, a exclusão e as desigualdades territoriais, e pode ser acompanhado através da página comunidadesvivas.pt e nas plataformas oficiais de Facebook e Instagram.

O Fórum para a Inclusão Social inseriu-se na operação “Comunicação e Disseminação”, que representa um investimento global de cerca de 160 mil euros, sendo financiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito da Operação Integrada em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto, promovida em conjunto pelos Municípios de Gondomar e do Porto, entre janeiro de 2022 e dezembro de 2025.