A Romaria do Sacrilégio é um espetáculo / celebração sobre o dilema universal que se impõe à sociedade na hora de escolher entre a ordem, a convivência harmoniosa em sociedade, e a desordem, ou seja, o que está à margem.
"O equilíbrio, esse ponto sensível de convivência entre estes dois polos parece ter em Gondomar o seu santuário. As suas gentes, quais guardiões dos usos e costumes, encontram-se todos os anos para manter viva uma tradição que celebra Fedra, a padroeira do sacrilégio. Neste ritual desaparecem todo os papéis a que estamos habituados: pais, mães, irmãos, filhos, tias e tios. Ao som de um rancho folclórico é criado um espaço para que os desejos mais obscuros possam vir à luz, e valha-nos Fedra que nos acuda! Agora é chegada a hora de ver a nossa padroeira, o Hipólito, e os monstros que habitam em nós a parir no Monte Crasto. É hora de aceitá-los e festejar a sua existência, os amores proibidos, os pensamentos obscuros, as nossas fragilidades, o que faz de nós assustadoramente humanos."
Este é um projeto no âmbito da Residência Artística FORA 2025, que conta com a participação especial do Rancho Folclórico de Zebreiros, e que tem a particularidade de ser apresentada ao ar livre, e num dos locais mais emblemáticos do concelho: no Monte Crasto.
Os bilhetes podem ser adquiridos em ticketline.pt