Portal Institucional da Câmara Municipal de Gondomar

A Terra Treme

No próximo dia 13 de outubro, às 10.13 horas – Dia Internacional para a Redução de Catástrofes instituído pelas Nações Unidas – todos os cidadãos são desafiados a participar num exercício de preparação para o risco sísmico, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, em conjunto com diversas entidades públicas e privadas.

A iniciativa A Terra Treme é um exercício de um minuto, que ajudará toda a população a conhecer e a praticar os três gestos que podem salvar vidas em caso de sismo.

Durante o exercício, os cidadãos devem baixar-se sobre os joelhos, uma posição que evita cair em caso de ocorrência de sismo, (também designado por terramoto ou tremor de terra). Deverão proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se, se possível colocando-se sob uma mesa resistente e segurar-se firmemente a ela. Por fim, aguardar até que a ‘terra pare de tremer’.

Nesta quarta edição, destacamos o trabalho conjunto com o Ministério da Educação na promoção da Educação para o risco junto das Escolas – do pré-escolar ao secundário – num incentivo claro a uma cidadania ativa, solidária e responsável em matéria de proteção civil. O planeta tem riscos, temos de aprender a conviver com os riscos, apostar na prevenção e numa educação que promove a preparação das novas gerações para situações de emergência de maior gravidade.

Acima de tudo, A Terra Treme é uma ação de sensibilização que esclarece sobre “o que fazer” e “não fazer” em caso de sismo, informação resumida em sete passos e que valoriza a autonomia e a capacitação dos cidadãos e famílias.

Para se inscrever na iniciativa, mostrando o seu interesse e a sua adesão a esta campanha, basta aceder a www.aterratreme.pt.

Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.